Tudo que você precisa saber sobre pincéis de maquiagem

Os pinceis de maquiagem são para o maquiador o que os pinceis são para o artista: A principal ferramenta para criar a sua obra com perfeição.

Os pinceis podem ser em vários formatos, tamanhos, cores, funções, cerdas,etc. São tantas opções que as vezes nos sentimos perdidos qual serve para o que, não é mesmo? Confira neste artigo o guia completo para você não errar na escolha dos pincéis para fazer sua maquiagem.

Cerdas

O tipo de cerdas que você escolhe pode influenciar no resultada da sua make. Atualmente existem 3 tipos básicos de cerdas: naturais, sintéticas ou mistas.

Naturais

As naturais, como o próprio nome diz, são provenientes de pelos de animais e geralmente são mais macias. Esse tipo de pincel retem mais produto no pincel devido ao acabamento poroso do pelo, indicado para aplicação de produtos em pó ou para esfumar.

Sintéticas

Já os sintéticos, que podem ser mais duros (já existem pinceis sintéticos tão macios quanto os naturais),  tem os pelos mais brilhantes e não absorvem produto, indicado para aplicação de produtos líquidos e cremosos como bases, corretivos, batom, delineador, sombras cremosas, etc.

Mistas

Os mistos são a mistura dos 2 tipos de pelos. Encontrado geralmente em pinceis kabukis e duo fibers, os pelos sintéticos ficam na ponta e os naturais na base. Este tipo de pincel é excelente para um acabamento mais leve e mais natural à maquiagem, como aplicação de base.

Base

Os pinceis de base são um capítulo a parte na história dos pinceis. Isso porque existe no mercado uma infinidade de opções de acordo com o acabamento que você deseja. Irei citar aqui os mais utilizados:

Língua de gato

Muito recomendado para ser utilizada para aplicação de base, permite que você aplique a base em menos tempo e com sua ponta mais afinada, permite alcançar locais do rosto onde outras acessam com mais dificuldade. Prático e fácil de utilizar, este pincel não requer nenhuma técnica especial para espalhar a base, você precisa apenas passar sobre a pele. Sua cobertura é mais pesada e é indicado para bases liquidas e cremosas.

Duo Fiber

Este pincel possui cerdas mistas, sintéticas na base e naturais na ponta. Ele distribui uniformemente a base, apenas com movimentos circulares suaves. A cobertura que ele deixa é de leve a média e é mais indicado para ser utilizado com base líquida.

Kabuki

De formato chato e tamanho menor que a maioria dos pinceis, além de aplicação de base, ele pode ser usado para outras funções como aplicação de contorno,  blush e iluminador. Isso porque sua cerda sintética macia ajuda a criar um acabamento perfeito com apenas um pincelada.

Esponja gota

Esse item não é necessariamente um pincel, mas sua função para aplicar base merece menção honrosa aqui. Ela é perfeita para aplicar bases líquidas e cremosas, pois garante uma aplicação mais homogênea em todo o rosto. A aplicação correta deve ser com batidinhas e nunca arrastando a esponja na pele, porque desta forma você irá tirar o produto em vez de aplicar.

Corretivo

O corretivo na maquiagem não é obrigatório, ao menos que você queira corrigir marcas indesejadas como olheiras, espinhas, cicatrizes, etc. A escolha de um bom pincel para corretivo vai te ajudar a cobrir as marcas indesejadas e te dar uma cor mais uniforme na pele. Confira abaixo 3 pincéis de corretivo que você pode usar:

1. Pincel Achatado (língua de gato)

Com cerdas achatadas e sintéticas, este pincel cria uma superfície lisa e com cobertura maior sobre a pele. ⠀

2. Pincel Fino

Para locais com manchas pequenas ou de difícil acesso para pinceis maiores, este pincel é excelente para esta função, mas tome cuidado com a quantidade de corretivo utilizado, um pouco já suficiente para cobrir a área desejada. ⠀

3. Pincel de Polimento para Corretivo

Este pincel cria uma cobertura mais suave por ter as cerdas mais macias, pode ser utilizado em áreas com manchas claras que não necessitam de muita cobertura.

O pó é essencial na maquiagem para selar todos os produtos aplicados. O pincel de pó é mais gordinho e volumoso que os outros pinceis para que ele retenha mais produto para melhor distribuição no rosto. Para não acumular pó em nenhuma área, o ideal é retirar o excesso antes de aplicar o pó no rosto.

Olhos

Embora essa  área seja tão pequena, s olhos merecem atenção especial na maquiagem, ele dita todas as cores e  acabamento de sua maquiagem. Os pinceis para olhos tem inúmeros formatos e funções diferentes. Confira a seguir os principais deles.

Pincel Chato de Sombra

Esse pincel é o mais importante para olhos, ele irá aplicar a cor da sombra escolhida nos olhos. Se a sombra for em pó, a forma correta de sua aplicação é sempre depositando e nunca puxando, para garantir maior pigmentação da sombra e para que o pó não caia sobre a pele.

Pincel Angular de Canto externo

Não é obrigatório, mas seu uso pode dar um toque todo especial ao olhar. Ele deve ser aplicado na parte externa dos olhos, em formato mais arrendondado ou puxado para fora, depende do efeito que deseja criar. Aqui vale lembrar que a cor escolhida na parte externa deve ser mais escura que a cor escolhida na pálpebra móvel para não diminuir os olhos.

Pincel Chanfrado ou Fino

Esses dois tipos de pinceis são utilizados para fazer um traço no olho, seja ele na parte superior ou inferior do olho, o famoso delineado. Seu uso aqui vai depender do tamanho do traçado desejado e qual você sinta mais confortável.

Pincel de Côncavo

O concavo é a dobrinha logo acima da pálpebra móvel. O uso de sombra nesta área serve para criar uma maior profundidade a pálpebra.

Pincel para Esfumar

Este é outro pincel #TemQueTer. Seu uso irá criar uma maquiagem mais uniforme, suave e harmônica. Para esfumar a sombra com precisão, você deve deixar a mão leve e fazer movimentos circulares. Uma boa forma de conseguir este toque mais suave e segurar o pincel mais na ponta.

Pincel de Boca

Outro pincel opcional para uso pessoal é o de boca. Mais fino que os demais, ele garante que você desenhe os lábios com precisão e faça o preenchimento mais uniformemente.

Pincel para Contorno

Estes pinceis também não são obrigatórios e também não se aplica a todos os momentos. Esse tipo de pincel serve para fazer a marcação de áreas que se deseja escurecer para esconder como testa, bochechas, nariz, papada, etc. Existem vários tamanhos destes pinceis, e seu uso depende da área que se deseje contornar.

E ai curtiu esse guia sobre pincéis? Conta para mim quais são os pinceis você mais utiliza.😍

Aproveite para conhecer nossos Pinceis de maquiagem em Maya Cosméticos na nossa loja virtuai.